Coluna Ana Lavratti: Casa Cor / Design e Decoração / Luxo Anos 20

13 de Setembro de 2017

Carlos Eduardo Canto, Allan Malouf, Mariana e Guga Kuerten - foto Angelo Borba

EM OBRAS:

 

Para dar ao seu próximo arranha-céu o status de “Empire State” de Balneário Camboriú, a Embraed fez questão de importar o glamour, o romance e a feminilidade dos Anos 20. Prestigiada por Guga Kuerten e a esposa Mariana (justamente na virada para o aniversário do atleta), a festa de lançamento do New York Apartments foi uma combinação de luxo: na ambientação, no serviço e no entretenimento. Para contagiar de alegria o salão nobre do Infinity Blue Resort, a anfitriã Tatiana Cequinel trouxe de Curitiba uma das principais big bands do Brasil, a Soulution Orchestra. Privilégio de uma seleta lista de convidados, a festa foi à altura do novo empreendimento com quatro suítes, a 100 metros da praia, na região mais central de Balneário Camboriú.

 

Em Florianópolis, a Lumis anuncia para 2020 a entrega do Black Office Class, prédio com 167 salas e lojas no bairro Estreito com um revestimento preto que o diferencia de tudo na região. Para os usuários, o novo empreendimento vai oferecer sala de reunião equipada, espaço de descanso, copa e foyer anexo ao auditório, bicicletário com vestiário, e lounge  para eventos no ático.

 

 

#MIX

 

Desde ontem, 12 de setembro, a CasaCor vem sendo a “casa” de uma série de debates e oficinas com foco no Morar contemporâneo. Para participar dos próximos, anota aí: nos dias 19 e 26 tem workshop de fotografia com o arquiteto e fotógrafo Guilherme Llantada, sendo que no dia 19 a oficina é seguida pelo debate “As peles que habito: dinâmicas contemporâneas do morar” com Diego de los Campos, Marcelo Fialho e Carolina Young, e no dia 26 pelo debate “Ocupação Cidade. O protagonismo das novas governanças urbanas”, com Sandra Meyer, Carolina Favero e Guilherme Llantada. A mediação é da jornalista Simone Bobsin.

 

Em Jaraguá do Sul, o projeto Open Gallery entrou na segunda fase com uma obra de Brunno Diamante ilustrando outdoors espalhados pela cidade. A iniciativa é da agência Firmorama.

 

Balneário Camboriú ganha nesta sexta, dia 15, um loja especializada em cristais, devidamente batizada Cristaleira. As peças selecionadas pelo casal Taciane Salman e Lhader Donamore Ordoque incluem taças, vasos e objetos de decoração das marcas Cristal Blumenau e Strauss, de Santa Catarina, Cristais Cá d’Oro, de Minas Gerais, e também de grifes internacionais.

 

Em Joinville, já estão abertas as inscrições para o 1º Seminário e Mostra Arte para Todos, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro no Teatro Juarez Machado. Com uma programação dinâmica, o evento é direcionado a artistas, educadores, médicos, terapeutas e pesquisadores que compactuem da arte como instrumento de transformação e desenvolvimento social. Neste link aqui tem mais informações.

 

O Núcleo Catarinense de Decoração está divulgando o resultado da pesquisa Opina NCD 2017, por meio da qual “ouviu” 156 lojistas em seis regionais do Núcleo. E sabe quem mereceu o reconhecimento dos próprios associados na cerimônia realizada no Costão do Santinho? A Saccaro levou o Top Opina (qualidade de atendimento); a Studio Ambientes levou o Top de Vendas (resultado em vendas); e Renata Brogni, da Pedecril, foi escolhida empresária parceira do NCD na regional Floripa.

 

 

CASACOR 2017:

 

Aberta ao público neste domingo, 10 de setembro, a CasaCor merece mesmo a visita de leigos e profissionais da área. Além de traduzir toda a versatilidade da arquitetura e decoração, apresenta uma série de soluções e tecnologias capazes de otimizar espaços, ampliar o conforto e, naturalmente, impressionar os convidados. A começar pelo Quarto do Bebê (da decoradora Rita Lemos e seu filho Diogo Lemos) logo na entrada, com direito àquela casinha de boneca com a qual a gente sempre sonhou.  Na Galeria de Fotos, resumo um pouco do que os profissionais do mais alto calibre selecionados para a edição 2017 da CasaCor Santa Catarina nos oferecem por lá:

 

Lavabo Funcional da Área Gourmet:

Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura

Destaque para a cuba que parece flutuar sobre a bancada, a iluminação indireta com fitas de LED, e a harmonização entre materiais frios e quentes. O piso porcelanato Le Blanc 84cm x 84 cm da Elizabeth remete ao mármore, ampliando o ambiente.

 

Quarto de Menino:

Carina Beduschi, Diogo Lemos e Rita Lemos

Destaque para a temática, que foge do lugar comum do azul, dos carros e super-heróis. A aposta nos dinossauros conduz a uma decoração em tons mais neutros, sofisticados e com sobrevida, permitindo que o quarto se adapte às diferentes fases da vida da criança. Peças desenvolvidas artesanalmente asseguram a versatilidade, o  fino acabamento e o amplo espaço destinado às brincadeiras. Tanto no Quarto do Menino (porcelanato polido) quanto no Quarto do Bebê (porcelanato esmaltado) o piso é Elizabeth.

 

Gastrocine:

Cris Passing e Giovane Marangoni

Destaque para a iluminação cênica e o sistema de automação, que à noite pontilham o home theater com brilhos artificiais. Com espaços amplos e convergentes, o Gastrocine concilia uma sala com telão de 133 polegadas, um lounge com mesas e quatro sofás arredondados, e ainda um bar com champanheira, máquinas de gelo e adega para 50 garrafas, sem barreiras distinguindo os ambientes.

 

 

Living bar e jantar Back to Black:

Alexandre Müller e Marcelo Wolschick, Haus Engenho Interiores.

Destaque para a neutralidade do ambiente, que se propõe a agradar todos os gêneros a partir do contraste entre o preto, cinza e branco, criando uma atmosfera moderna e misteriosa.

 

Sala Cor de Rosa e Carvão:

Juliana Pippi

Destaque para o teto forrado com ripas naturais de madeira (Teca Morada Eco) que dá um efeito único ao espaço desde o primeiro olhar. Nas cores, desde as mais sutis nuances de cor de rosa até 50 tons de cinza, mimetizando o “carvão” da canção de Marisa Monte. Com hall, sala de estar, sala de jantar, bar, lavabo, conta com obras de Tomie Ohtake a Jader Almeida, compondo uma sala para viver e conviver.

 

Uma Sala para Todos:

Alcides e Rosane Girardi, Escritório Theiss Girardi

Destaque para a flexibilidade do espaço, que pode contemplar toda a família, turmas de diferentes idades, em diferentes momentos do dia. As cores sóbrias e a estante gigante em inox com módulos de madeira são prova disso, já que permitem a total adaptação do ambiente ao gosto de quem usa.

 

Cozinha Dois Mundos:

Aline Pires e Natália Prates, da 3P Studio, e Thiele Londero, da +T Arquitetura.

Destaque para a fidelidade ao projeto, de autoria das três jovens arquitetas, que venceu o concurso Archaton, assegurando à equipe um ambiente na CasaCor 2017. Inspiradas no encontro de Anita e Giuseppe Garibaldi, que a despeito de todas as diferenças do Brasil e da Itália em tempos de guerra construíram uma história de amor que cruza gerações, as profissionais apostaram no contraste entre os elementos crus (ferro, madeira e cimento) e o mundo sensível (traduzido pelo grafite e as hortaliças).

 

Escritório da Influenciadora Digital

Mariana Pesca e Elise Lacerda

Destaque para as poltronas com formato inusitado projetadas pela dupla. A aparência remete ao tear das bordadeiras e o conforto é surpreendente. A mesa, com iluminação embutida, denota a contemporaneidade do ambiente, que faz as vezes de escritório, estúdio e ponto de encontro dos amigos. O piso é um mosaico da Gramarcal e Marmoraria Capital, e faz jus às formas retas do sofá, com encostos modulares que facilitam a mudança do campo de visão de quem se acomoda por ali.

 

 

Sala Nobre de Jantar

Rose Campos

Destaque para a adega, projetada de forma a manter os rótulos aparentes, facilitando a escolha do vinho a ser degustado em um dos ambientes mais sofisticados da mostra. Com boiseries (frisos) nas paredes e um mosaico composto ali mesmo, sobre a lareira, o projeto acrescenta sofá e poltrona à sala de jantar, permitindo conversas paralelas àquela da mesa e diferentes usos do espaço.

 

Living para Rezar... e Amar

Anna Maya e Anderson Schussler

Capa do anuário CasaCor SC 2017, o living concilia móveis de design, a estante gigante com os detalhes circulares que são marca registrada da dupla, e outras combinações que são sinônimo de leveza: plantas pendentes, um grafite multicolorido e a mesa central com tampo de vidros sobre pedras arredondadas. A lareira revestida de aço contrasta com as paredes de tijolos aparentes, assegurando o mood jovial do ambiente.

 

Clique nas fotos para acionar o slideshow e ampliar as imagens da Galeria:

Lavabo Funcional da Área Gourmet

Ana Lavratti

  • imagem de lavratti
    Ana Lavratti é Jornalista e Mestra pela UFSC com pesquisa sobre a Notícia em Meio Digital Online. Multiplataforma, acumula experiência em mídia impressa, eletrônica e assessoria de comunicação. Também é escritora, autora de 3 livros e 3 e-books, e atua como colunista social desde 2014. www.analavratti.com.br / social@analavratti.com.br Curta o Instagram @analavratti