Coluna Patrícia Dalpra | Afinal, o que é brand marketing?

10 de Abril de 2017

Um dos maiores sonhos das empresas atualmente é adquirir singularidade. São tantas as opções disponíveis para o consumidor que as empresas lutam para chamar a atenção no meio da multidão. Nessa batalha pela compra, o brand marketing é a arma mais utilizada.

Apesar de esse conceito ser mais utilizado no ambiente empresarial, você também pode aplicá-lo na sua carreira.

Quantas vezes você precisou atualizar o seu perfil no LinkedIn para favorecer a sua marca profissional? Quantas vezes você participou de eventos na sua área para conhecer gente e aumentar o networking? Tudo isso ficará mais fácil de gerenciar se você incluir o brand marketing na sua vida.

Quer saber como isso é possível? Confira neste artigo o que é brand marketing e porque você só tem a ganhar com ele.

O que é brand marketing?

Há muito tempo as empresas têm percebido que o marketing sozinho não dá a visibilidade necessária para conquistar clientes.

Pense conosco: quando você está lendo uma matéria na internet e aparece uma propaganda no meio ou ao lado do texto você se sente tentado a comprar? O mesmo acontece com as pessoas que se deparam com anúncios em qualquer mídia.

Para atrair os consumidores, as empresas estão investindo naquilo que fazem delas únicas: na marca. Ou seja, elas pensam na maneira como se posicionam nas suas redes sociais, nas cores e fontes utilizadas no logotipo, entre outros detalhes que possam construir uma imagem diferenciada no mercado.

O brand marketing é, portanto, quando a empresa vive a teoria na prática. Tudo aquilo que ela afirma ser em sua missão e valores estão presentes na forma como a empresa trabalha e se apresenta na mídia.

Qual a diferença com o marketing?

É muito comum ouvirmos pessoas falar sobre marketing e brand marketing como se fossem sinônimos. Só que existe uma grande diferença entre essas suas definições.

O marketing nada mais é do que tudo o que uma empresa anuncia na mídia. Desde as publicidades em jornais e revistas, até os minutos de propaganda entre um episódio e outro da novela — tudo isso é marketing.

O brand marketing, por outro lado, é mais específico. Trata-se do gerenciamento da marca: o que ela é, porque faz o que faz e da maneira que faz. É mais relacionado à identidade de uma empresa.

Qual a relação com a gestão de imagem pessoal?

Assim como as empresas, você também precisa conquistar o seu lugar ao sol para que os recrutadores o vejam como um profissional ideal. Mesmo que você decida atuar com consultoria, por exemplo, essa exposição continuará sendo necessária para que você se torne uma referência de qualidade.

Por esse motivo, o conceito de brand marketing quando aplicado na gestão de carreira se transforma em um recurso poderoso para você construir uma história de sucesso.

Vamos explicar melhor mostrando o que acontece quando você não se preocupa com a imagem pessoal. O nadador norte-americano Ryan Lochte, com mais de dez medalhas olímpicas no currículo, teve sua imagem duramente prejudicada após mentir sobre um assalto no Rio de Janeiro durante a edição de 2016 dos Jogos Olímpicos.

Ele perdeu todos os seus patrocínios, resultando em um prejuízo acima dos R$ 5 milhões, pois todas as empresas afirmaram que a atitude dele não condizia com seus valores.

Isso mostra o quanto a sua conduta precisa estar perfeitamente alinhada àquilo que você deseja passar como profissional. Qualquer comentário ofensivo nas redes sociais, por exemplo, pode se afastar possíveis clientes ou parceiros de negócio que porventura pesquisarem sobre você nos mecanismos de busca.

Cuidar da imagem pessoal é fazer com que a marca profissional seja a perfeita representação da sua identidade.

Nesse contexto, adotar o conceito de brand marketing te deixará mais alerta quanto às atitudes que não estão em sintonia com o que você afirma no currículo.

 

Uma ótima semana!

 

Patrícia Dalpra

 

E.mail: patrica@pdimagemecarreira.com
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Patrícia Dalpra

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    Sou Patrícia Dalpra, Pós- Graduada em Personal Branding pela Universitat Ramon Llull - Barcelona. Proprietária da PD Gestão de Imagem e Carreira. Atuo como estrategista da marca pessoal no processo de gestão de imagem e de carreira junto a empresas, esportistas e profissionais liberais. Meu estudo tem como ponto de partida o estudo do DNA e da imagem a fim de identificar características que serão trabalhadas como atributos da marca pessoal em toda estratégia, planejamento e comunicação da marca. Já trabalhei para centenas de profissionais, executivos, empresários, atletas e empresas, entre elas Amil, Braskem, Embelleze, Banco do Brasil, Odebrecht, SENAI CETIQT entre outras.