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3 elementos essenciais para a sua estratégia de Marketing
30 de Junho de 2015

3 elementos essenciais para a sua estratégia de Marketing

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Quando falamos de marketing estratégico, é muito importante destacar o que as empresas precisam levar em consideração na hora de traçar as suas ações para se inserirem no mercado. Em especial, existem 3 elementos principais que devem ser levados em consideração durante a elaboração de sua estratégia de marketing:

1 – Segmentação

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O primeiro passo a ser levado em consideração é traçar muito bem quem a sua empresa irá atender com a entrega do seu produto ou serviço. Para isso, deve ser feita a divisão das pessoas em grupos que apresentam desejos e necessidades de compra em comum, a segmentação. A empresa pode optar por se comunicar diretamente com outras empresas no mercado ou com consumidores, fato que diferencia critérios que são levados em conta na hora de segmentar o mercado.
    
O passo seguinte à segmentação é compreender qual é o seu público-alvo, ou seja, quem, verdadeiramente, você deseja atingir ao realizar uma ação de marketing. Para isso, traçar características de seu tipo de consumidor ideal, que sejam facilmente organizadas, pode gerar a empatia necessária para personificar o público definido, ou seja, enxergar uma pessoa em simples palavras. A definição de personas faz com que seja mais fácil pensar como o cliente, auxiliando na comunicação da sua marca e tornando-a mais assertiva. Leia também o nosso eBook com metodologias de plano de marketing, que vai lhe auxiliar na criação de sua estratégia de marketing.

2 – Posicionamento
Um dos benefícios de um posicionamento bem feito é a possibilidade posicionar-se em um lugar específico na mente do consumidor, um dos principais diferenciais na concorrência entre as companhias. Como exemplo disso, podemos observar a histórica batalha entre a Coca-Cola e Pepsi, no qual destacamos uma das famosas séries de campanhas de marketing retaliativas:

Apesar das inúmeras tentativas de posicionar-se à frente do mercado, atualmente, a Pepsi se posiciona – e é conhecida por isso – como a segunda melhor opção, o que é evidenciado no slogan de algumas de suas últimas campanhas, o “Pode ser”.

Para definição do posicionamento e desenvolvimento de uma proposta de valor, as empresas devem basear-se em 3 pilares: os posicionamentos amplo, específico e de valor:

Posicionamento amplo

Para os consultores norte-americanos, Michael Treacy e Fred Wiersema, o posicionamento amplo pode ser divido em 3 aspectos de escolha: Liderança de produto, para empresa tecnologicamente avançadas como é o caso da Apple; Excelência operacional, onde o foco se dá aos processos, como é o caso dos Correios e, por fim, ela pode ser “íntima do cliente”,  onde cada cliente é atendido de forma personalizada, como é o caso da Esag Jr., por exemplo.

Posicionamento específico

Após a definição do posicionamento amplo, deve-se pensar no posicionamento especifico da marca ou do produto desejado, ou seja, pensar no real interesse do cliente em consumir seu produto ou serviço. Como exemplo, observe o caso da Volvo, que descobriu um nicho de mercado que pode ser trabalhado no mundo inteiro e definiu seu posicionamento baseado na ideia de que seus carros são os mais seguros, fator de interesse de seus possíveis consumidores.

Posicionamento de valor

Para o desenvolvimento do posicionamento de valor, deve-se pensar na relação do benefício gerado pelo preço cobrado. Por exemplo, ao entrar em um dos supermercados da rede Walmart você se depara com promoções todos os dias, preços especiais e ainda assim, uma variedade enorme de produtos. Características de posicionamento de empresas que oferecem mais benefícios com menos investimento.

3 – Proposta de Valor
 
A proposta de valor é o grande diferencial de uma marca e motivo pelo qual uma determinada pessoa deve comprar de uma empresa ao invés de outra. Essa etapa não deve limitar-se somente ao posicionamento desenvolvido, mas sim ao grupo total de entregas ao cliente. Por exemplo, voltando ao caso Volvo, eles não buscam entregar somente a segurança e durabilidade, mas garantia, desempenho, atendimento 24h, etc. Ou seja, todos os benefícios que podem potencializar os ganhos do cliente ou solucionar seus problemas.  Há algum tempo fizemos uma publicação em nosso blog que pode ajudar na formulação de sua estratégia de marketing, confira: “Desenvolvendo a proposta de valor da sua empresa -segundo Philip Kotler

No blog da Esag Jr. são publicados, semanalmente, conteúdos sobre gestão empresarial e marketing, que oferecem soluções para o dia a dia das empresas e dos empreendedores. Confira nossas últimas publicações e faça o download gratuito de nossos materiais educativos para empresas e empreendedores.

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