CannesLions | Reinventando o Marketing Digital com a Smart Camera, Google

19 de Junho de 2019

O mundo é em 3D e as interações com a câmera precisavam também ser em 3D.

Imagens por Kat Senkyrova

 

 

Aconteceu nesta quarta-feira, 19/6, a apresentação do Google Re-inventing Digital Marketing with the Smart Camera  (Re-inventando o Marketing Digital com a Smart Camera) com Matthieu Lorrain, Chefe Global de Criação das AR/Lentes para marcar do Google e Alexander Nick, Global Go-To-Market Lead, AR/Lentes do Google.

Alexander começou o apresentação mostrando a primeira foto tirada na história (na França em 1826) a partir de uma janela. Ele continuou afirmando que Hoje tiramos fotos de objetos para identificar coisas. Ele mostrou em seguida a primeira selfie em 1839 e explica que a fotografia desde então guardou sua essência emotiva e de identificação daqueles que são fotografados.

 

Ele afirma que as coisas que mais fotografamos hoje são:

1 - Em primeiro lugar são outras pessoas,

2 - Em segunda posição estão as selfies

3 – E o terceiro lugar os screenshots

Alex afirmou que desde a comercialização dos Smartphones a quantidade de fotos tiradas cresceu de maneira exponencial. Ele explica que a fotografia não precisa ser sempre bonita, hoje pode ser útil, como uma ferramenta.

Matthieu continua explicando que os Smartphones hoje servem para solucionar diversos problemas do nosso dia a dia e que o Google é sobretudo uma ferramenta de busca, e pensando nisso, eles decidiram aprimorar o seu serviço de busca criando a busca visual, você tira uma foto e o Google busca imagens semelhantes ou descreve a imagem em palavras para uma busca de texto.

Porém indo além da busca, o Google desejou transformar a câmera em uma interface, hoje você pode graças as ferramentas do Google fazer um cálculo simplesmente tirando uma foto de uma conta no restaurante.

Graças ao Google, a câmera do seu smartphone pode também reconhecer produtos e pessoas e encontra-los na web.

Indo mais longe ainda, o Google se preocupou com a noção de realidade, o mundo sendo em 3D, as interações com a câmera precisavam também ser em 3D.

 

Levando a tecnologia para o marketing
A Google repensou os banners da web, o mundo da web evoluiu e algumas ferramentas como os banners hoje não fazem mais sentido. A ambição do Google é tornar acessível a utilização da tecnologia 3D em campanhas de marketing, por exemplo, permitindo integrá-la em banners expansivos que permitem ao usuário interagir e navegar dentro da propaganda, tornando-a uma experiência e não se limitando a algo superficial.

A Google tenta hoje tornar essas tecnologias já utilizáveis, em tecnologias úteis, ou seja, algo que profissionais adotem tecnologias que já podem ser usadas pelo público em geral.

Matthieu destacou que ontem o Google lançou uma ferramenta de realidade aumentas para o Youtube, a Youtube AR ads. Essa ferramenta permite que os usuários possam testar produtos simplesmente usando a câmera antes de comprá-los.

Matthieu continuou citando cases como o da Perrier, onde usando a smart camera o consumidor poderia recriar o comercial de TV da água Perrier, onde plantas cresciam, em qualquer lugar que desejasse.

E o case da Kiwi que permitiu que consumidores testassem roupas usando a câmera e criassem seus looks antes de comprarem online.

Matthieu salientou a importância de se amplificar o impacto emocional em campanhas desse estilo, e que a tecnologia hoje permite não somente em recriar a realidade virtualmente, mas de se criar uma nova realidade.

Ele citou o caso de criadores de conteúdo de AR e o case do Snapchat que teve um crescimento excepcional, simplesmente criando novos filtros que podem por exemplo modificar a aparência do usuário, podendo parecer-se com um bebê ou do sexo oposto.

Alexander finaliza comentando que novas tecnologias permitem novas formas de criatividade, mas a essência da fotografia de capturar a beleza do mundo sempre existirá, e que ele espera ver as criações que o público fará com as novas ferramentas que serão disponibilizadas em breve.

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