Cannes 2019 | Os desafios para encontrar o tom certo nas plataformas digitais.
20 de Junho de 2019

Cannes 2019 | Os desafios para encontrar o tom certo nas plataformas digitais.

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Dois nomes de peso do Youtube, Cecilia Frot-Coutaz, Headof Youtube EMA e Kevin Allocca, head of Culture and Trends; estiveram no Cannes Lions para mostrar o que realmente dá certo nas plataformas de vídeo online.

Uma coisa que ficou clara nesta apresentação é que realmente não existe regras que funcionam com o avanço da tecnologia. As transformações que acontecem diariamente através dos vídeos do YouTube, levam em conta principalmente a evolução de nossa cultura e ideias que se aperfeiçoam diariamente.

Conheça as dicas do Youtube para ter sucesso na plataforma de vídeos:

1) A importância do conteúdo apresentado
Discutiu-se no seminário que não existe formato certo para as propagandas que funcionam no Youtube.
Enquanto uns ainda pensam que o formato de 30 segundos é muito longo, mostrou-se alguns exemplos que formatos longos de quase 2 minutos podem funcionar tão bem quanto os formatos curtos de 6 segundos. A qualidade do conteúdo apresentado continua sendo o fator mais importante para definir o sucesso de uma campanha.

 

2) Conteúdo em sequência funcionam melhor que campanhas individuais
Através de uma pesquisa realizada pelo Youtube, ficou comprovado que campanhas que possuem uma continuação, seja com duas ou três peças trazem maior resultado para a marca. Houve um aumento de quase 10% em Brand Awareness (consciência da marca), lembrança da marca e intenção de compra.

 

3) Vozes únicas e individuais conseguem atrair maiores audiências
Não existe regras ou artifícios para captar audiência no Youtube. O mais importante é evitar uma comunicação muito estreita e contar histórias únicas de acordo com cada personagem. Os grandes influenciadores digitais hoje são pessoas comuns, que constroem sua narrativas através de suas experiências de vida e cultura.

 

4) Não existe fórmulas para quebrar barreiras
Os vídeos de músicas mais populares no Youtube não foram feitos através de pop-stars, mas por pessoas comuns. Os artistas que tem sucesso não seguem uma fórmula e tradicionais formatos, mas são inspirados em histórias que ocorrem em seu dia a dia, através de sua autenticidade.

 

5) Experimentação é importante
Tanto para os anunciantes das plataformas de vídeo e influenciadores, é importante testar sempre diferentes formatos de comunicação e ver o que realmente funciona com a sua audiência. No caso dos anunciantes, é importante desenvolver testes A/B e entender se as variações funcionam com o seu público. No caso dos influenciadores, é possível analisar o engajamento dos seus seguidores e como eles interagem no seu canal.

Por fim, foi citado também sobe a importância de desenvolvermos trabalhos que gerem discussão e tenham significados próprios, abandonando ideias antigas e perceber o que temos ao nosso redor. Novas histórias são contadas diariamente e precisamos ficar atentos às transformações da tecnologia para criar a nossa narrativa que gere resultados.

 

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