Consumidor do Futuro. Como pensarão, se sentirão e se comportarão em 2021?

21 de Junho de 2019

Proposta pela WGSN e apresentada por Carla Buzasi, diretora geral da WGSN

 

 

 

Aconteceu nesta sexta-feira 21/6, a apresentação do painel "Consumidor do Futuro de 2021", feita por por Carla Buzasi, diretora geral da WGSN

Essa sessão tinha como objetivo responder as questões:
> Como os consumidores pensarão, se sentirão e se comportarão em 2021?
> Quem são as tribos de consumo mais importantes de 2021?
> Quais são as principais estratégias de comunicação que você precisa conhecer para 2021?

Carla iniciou a sessão citando a importância de se identificar quem vai dirigir o mercado, ela afirmou que atualmente as pessoas e o planeta estão sob pressão, Dando exemplos como mudanças climáticas reciclagem, e recursos renováveis para a questão planetária. E em se tratando de pessoas ela citou a explosão demográfica e diferenças sociais.

Ela explica que podemos separar as pessoas em 3 grupos comportamentais:
O primeiro são os compressionalistas, são aqueles que sentem uma pressão, um cansaço constante, que são perfeccionistas, e têm sempre a sensação de estar atrás, como se tudo acontece muito depressa e eles não tem capacidade de acompanhar o mundo. Os compressionalistas tem tendência a desistirem de entender as coisas e procuram soluções mais simples e fáceis.

O outro grupo é o dos guardiões da gentileza. Esse grupo é sentimental e se preocupa com bem-estar de tudo e de todos.

É composto por pessoas propensas a depressão, que tem uma fome de tecnologia, Porém têm o sentimento de incapazes de ganhar suficiente para viver.

Têm a impressão de viver em mundo de pobreza e violência, e acham que nunca têm tempo durante o dia, nunca estão satisfeitos, nunca sabem o suficiente.

O terceiro grupo são os Criadores de Mecardos. Eles vivem no mito de perfeição, perfeccionistas, colocam a pressão em si mesmo e nos outros.

A conectividade digital está dirigindo um perfeccionismo digital. De acordo com Carla, estima-se que a busca do perfeccionismo dobrou nessa nova geração.

Ela destacou mais definições dos 3 grupos e como um marca deve se posicionar para conquista-los.

O perfil do consumidor compressionalistas é:
Exausto e sob pressão
Sempre conectado
Vive na cultura do cancelamento (cancela encontros, reuniões, compras...)
Tem a síndrome do Super humano (se vê inferior aos outros)
Utiliza a Estratégia de não ação (se não pode fazer tudo ele opta por não fazer nada)

 Carla Sugeriu: Para esse grupo as coisas precisam ser claras e limpas, torne seu ecommerce simples e claro. Tenha Assistência de IA, e não ofereça escolhas, esse é um grupo que gosta de fazer as coisa de maneira direta, então invista no D2C, vendas diretas.

Grupo dos guardiões da gentileza:
São sentimentais e tem a impressão de viver em um mundo de ódio, e acabam consumindo noticias que evocam coisas e fatos negativos.

Para conquista-los Carla sugeriu:
Para trabalhar com eles é preciso mostrar as preocupações de sua marca, pois eles podem facilmente mudar para uma outra que tem um engajamento social e posições claras. Implemente humildade intelectual. Coloque a simpatia como um KPI. Se preocupe mais com as pessoas do que com o lucro.

Para o grupo 3, os criadores de mercados, ela contou que esse grupo é composto essencialmente por jovens. Eles se consideram super poderosos pois acreditam que tem o poder de mudar sua comunidade local, e são numerosos em países em desenvolvimento onde a população é composta por um grande número de jovens, ela citou o Brasil e a Índia.

Carla afirmou ainda que eles se preocupam em fazer a diferença aonde eles estão, e disse que nesse grupo é importante provar que você pode ser local e global ao mesmo tempo. Eles acreditam que podem fazer a diferença, e que suas ações hoje vão se repercutir no futuro.

O que fazer
Não fazer vendas diretas, D2C, mas ir pra um P2P, redes de distribuição local.
E pensar em espaços alternativos de comércio, pois esse grupo não compra em shoppings e grandes lojas.

Carla citou brevemente algumas tendências para 2020 e que gostaria de ser lembrada por prevê-las antes de todo mundo:
- Aronia Berries (bagas de aronia, Carla afirmou ser a primeira pessoa a usar o hastag #aroniaberries)
- Design escandinavo
- Life Doulas, (serviço de ajuda que trata como você lhe da com problemas emocionais)
- Diamantes feitos em laboratórios (que respeitamos homens e o planeta). 

 

 

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