Cannes Lions | Google e a transformação do design que pensa para o design que sente

18 de Junho de 2019

Ivy Ross, vice-presidente de Design da Google apresenta as tendências de uma nova linguagem de design adotada pela empresa

Google está adotando uma nova maneira de construir suas soluções para os consumidores.  Substituímos o processo de “Design Thinking” que foca apenas na solução de problemas, para o “Design Feeling’ que tem como objetivo projetar as emoções que estão na mente dos consumidores e gerar um sentimento e experiência única capaz de unir elementos de imagem, interatividade e diversão através das ferramentas e hardwares projetados ao consumidor.

 

Desing Feeling vs. Design Thinking

Enquanto a o Design Feeling tem a experiência do usuário como foco, o Design Thinking é o processo que prioriza o Design com o único foco. Além de ser importante construir produtos funcionais, confiáveis e utilizáveis, a grande diferença deste novo formato é fazer dar sentido para cada criação da empresa e que realmente agrade o consumidor. 

 

Soluções mais humanas para o consumidor de acordo com o que ele sente

 “A nova tendência na elaboração do design é interpretar o que as pessoas realmente sentem ao invés de tentar construir o que elas querem”, mencionou Ivy Ross. O design tem um enorme impacto biológico e a nossa mente percebe as transformações e articula de acordo com a nossa capacidade de sentir e pensar.

Ivy falou ainda que a estratégia utilizada leva em conta o estudo da neurociência, e que se torna uma ferramenta importante na elaboração de seus produtos. Quando você vê e toca um computador ou telefone da Google, o design é tão único que se colocássemos uma outra marca não funcionaria.  “Uma das características da nossa empresa é ser humana, optimística e ao mesmo tempo aventureira”, complementou Ivy.

 

Chegando no coração das pessoas

A grande lição deixada nesta apresentação é que as empresas que procuram criar seus produtos, precisam olhar primeiro para ela, e entender como se identificaria melhor com o seu consumidor através do design   De acordo com Ivy, “A tendência do design para o futuro será em conhecer profundamente as pessoas e as maneiras como elas pensam e sentem, e chegar no coração do que elas realmente precisam”.