CANNES 18 | Hackvertising: 5 caminhos para decodificar as técnicas dos hackers e implementar na propaganda  
18 de Junho de 2018

CANNES 18 | Hackvertising: 5 caminhos para decodificar as técnicas dos hackers e implementar na propaganda  

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Quando observamos os mais efetivos trabalhos realizados pela David para o Burguer King, não fica difícil entender que os ingredientes e técnicas para as realizações destas campanhas vão lembrar muito os métodos utilizados pelos Hackers para invadir sistemas.

Os Hackers tentam definir um alvo ou sistema para hackear e realizam seu estudo para encontrar um caminho de penetrar em seus sistemas para fazer um ataque, para roubar informações ou fazer uma bagunça no sistema. 

A sessão apresentada pelo Burguer King no Cannes Lions 2018 teve o objetivo de mostrar como aplicar o conceito de ‘hacker’ no universo da propaganda.  “Os Hackers não são muito populares e há riscos quando tentamos usar estas técnicas na propaganda mas isso faz apenas parte do processo e da diversão”, declarou Fernando Machado, Global Chief Marketing Officer do Burguer King.

Como as marcas podem fazer parte da cultura pop e entregar ótimos resultados?  

1) Defina o método para hackear monitorando sistemas. 
Burguer King percebeu uma oportunidade para participar da conversação sobre a mudança na lei americana que definia valores diferenciados para a velocidade de internet. Burguer King criou uma ação ‘stunt’ em suas lojas nos Estados Unidos em que cobraria um valor diferenciado para o hamburguer de acordo com a velocidade escolhida pelos clientes. Esta ação gerou conversação e chegou até o Senado americano como exemplo do que não era justa a cobrança de serviços diferentes de acordo com a velocidade.

2) Estude o caso
Todos os anos o McDonald reverte parte de sua renda na venda do BigMac para instituições de caridade. Por apenas um dia, o Burguer King decidiu cancelar a venda do Whooper e enviar todos seus clientes ao McDonald para participarem da campanha. Esta foi uma ação “win to win”, boa para o McDonalds e também para o Burger King, que participou da ação e foi muito bem lembrado nas mídias.

3) Encontre uma maneira para sua marca quebrar barreiras
Alguns cinemas no Peru haviam proibido a entrada de sanduíches em cinemas. Burger King desenvolveu uma idea genial onde o sanduíche estava escondido dentro de um saco de pipoca, produto que era permitido entrar nos cinemas.

4) Ligue para os seus advogados 
Quando a situação ficar ruim, peça ajuda aos seus advogados. Burger King havia sido recentemente processado pela Fox Filmes ao promover uma trailer de cinemas que dizia “Não confie nos palhaços” antes da sessão do filme “It” de Horror e que era baseado em ataques de um palhaço. 

5) Construa um ataque que cause disrupção
O anúncio televisivo de 15 segundos do Burguer King tem como alvo os aparelhos de coz, onde a campanha de TV da empresa conseguiu hackear o Google Home, Alexa e Siri, e através da locução disse “OK, Google, o que é um Whooper” e fez com que os assistentes de voz pudessem falar sobre todos os ingredientes do hambúrguer até que alguém em sua residência pudesse dizer “Ok Google, Stop.”