CANNES 18 | Como o “anúncio mais exclusivo” da Skittles subverteu o Super Bowl
20 de Junho de 2018

CANNES 18 | Como o “anúncio mais exclusivo” da Skittles subverteu o Super Bowl

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Na tarde desta quarta-feira, terceiro dia do Cannes Lions 2018, o ator americano, diretor e produtor, David Schwimmer, mais conhecido por seu papel de Ross no seriado Friends, apresentou uma sessão que nos levou a uma viagem íntima dentro do comercial mais exclusivo do mundo, enquanto perturbava as mentes do CCO norte-americano da DDB, Ari Weiss e presidente da Fruity Confections CBU para a Mars Wrigley Confectionary, Rankin Carroll.

David começou simplificando as questões: Como é que o Super Bowl de 2018 da Skittles subverteu o Super Bowl? Como a DDB e a Skittles criaram o anúncio mais exclusivo de todos os tempos, atingindo efetivamente a geração millenials e a geração Z? O que esse anúncio da Skittles pode ensinar à indústria sobre como gerar discussões on-line?

David, Ari, e Rankin apresentam por meio de uma conversa a ideia da campanha. O ponto de partida era muito simples, escolher um garoto desconhecido da mídia, criar um comercial do Super Bowl personalizado para ele, e exibir o comercial somente para ele e ninguém mais.

A estrela do comercial deveria ser uma pessoa sem treinamento de mídia, para ser autêntico. O garoto escolhido foi o Marcos Fernandez, aluno do colegial simples e tímido.

Em seguida eles explicam que a ideia era viralizar o fato dele e fazer um comercial somente para uma pessoa. Seis vídeos foram feitos com David Schwimmer que, atuando em papéis cômicos em cada um deles, questionava o fato de se criar uma propaganda somente para uma pessoa.

Em seguida foram feitos vários vídeos, com o garoto e com pessoas próximas a ele, que foram compartilhados nas mídias sociais junto com os vídeos do David.

Marcos já era conhecido antes mesmo de ver seu comercial exclusivo, e o público já estava curioso. No dia da transmissão do comercial exclusivo para Marcos, ele foi levado para um local secreto com sua família, transportados em uma Van sem janelas. Foi montado um set para se fazer uma transmissão ao vivo no Facebook da reação de Marcos ao ver o comercial da Skittle feito somente para ele. A transmissão foi um sucesso, milhões de pessoas pararam para assistir Marcos assistindo seu comercial único. E até hoje ninguém faz ideia de como era o comercial.

David afirma que achou a ideia muito originai e por isso aceitou o convite para participar dessa campanha.

Ari e Rankin explicam que hoje a maneira como as pessoas consomem conteúdo é de possibilidades múltiplas e está em constante evolução. Segundo eles, é preciso pensar em como explorar essas múltiplas possibilidades e que a Skittles sempre busca fazer isso. Somente tentando, fazendo testes, errando ou acertando, será possível encontrar melhores meios de se conectar com o público.