CANNES 18 | Apple dá lição sobre lojas físicas e a importância de criar laços
22 de Junho de 2018

CANNES 18 | Apple dá lição sobre lojas físicas e a importância de criar laços

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A Apple sempre foi uma empresa que pensou à frente, ou pelo menos quando Steve Jobs esteve no comando e na gestão após sua morte, em 2011. Em Cannes, a empresa de tecnologia realizou uma apresentação no Palais e mostrou a importância de lojas físicas e Angela Ahrendts, vice-presidente de varejo da empresa, foi uma das conversas mais interessantes de todo o evento.

“Mas lojas físicas?”, você deve estar se pensando. Sim, elas mesmas, que ano a ano experimentam perdas de dinheiro e o avanço do e-commerce, com seus custos menores, preços baratos e sem um vendedor no ouvido ou te esperando na porta.

Aliás, a empresa ganhou o prêmio de Brand Experience justamente por esse trabalho com os espaços de encontro entra a marca e os clientes.

A questão apresentada pela Apple e Ahrendts é que essas lojas físicas não são concorrentes dos sites de comércio online e sim possibilidades de criar laços com a comunidade, educar e mostrar a visão da empresa.

Casos de lojas da Apple no mundo que fazem isso e ainda impressionam pela arquitetura, decoração, design e enfim, todos os aspectos visuais, não faltam. Em sua loja em Singapura, a escada de madeira, feita a mão na Itália, é tão bonita e visualmente marcante que casais de noivos tiram fotos de casamento nela.

Na própria Itália, uma das lojas abriu em uma praça que estava mal-cuidada e foi renovada com a ajuda da empresa, que construiu uma fonte que se torna um telão, criando um cinema ao ar livre pela noite.

E qualquer pessoa que viajar pelo mundo e ver uma loja da Apple notará sua integração e sua opulência. Ahrendts inclusive apontou que a intenção é abrir as portas para pessoas se sentarem e aprenderem para se inspirar. 

O nome da ideia é Today at Apple (Hoje na Apple). Claro, vender celulares ainda é um foco, mas criar laços é ainda mais importante, porque assim se fidelizam pessoas que podem nem ser clientes ainda, mas terão uma ligação com a marca.

A ideia da Apple é uma evolução de outras ideias interessantes feitas em lojas físicas que mostram que há sim espaço para elas existirem. O Starbucks com seus cafés com internet e sofás confortáveis em centenas de cidades ao redor do mundo é outra empresa que soube trabalhar essa noção.

Claro que nem toda empresa pode fazer de sua loja uma ode ao luxo, conforto e integração. Mas essa ideia da Apple serve para repensarmos em como o contato humano e o impacto dos sentidos ainda é vital para ter emoções mais duradouras.