Na manhã desta terça-feira, 20|06, aconteceu a conferência de imprensa onde foram anunciados os ganhadores do Cannes Lions 2017 nas categorias Creative Data e Innovation.
Eric Salama, presidente do júri de Creative Data e CEO do Grupo Kantar, começou comentando sobre a qualidade dos trabalhos neste ano. De acordo com o executivo, a gama foi bem expansiva, pois havia trabalhos de dados de alta tecnologia a dados coletados de maneira extremamente simples, sem fazer uso de tecnologia. “Existem vários critérios nesta categoria. O trabalho não deve somente fazer o uso de dados mas precisa ter uma ideia no coração do projeto, deve ser uma combinação de ideia e dados”, disse Eric.
O projeto deve ter um impacto nos comportamentos, uma capacidade de provocar mudanças.
Foi interessante comparar o que tínhamos há 2 anos e hoje. Coisas que eram inovadoras e interessantes há 2 anos, não são mais hoje. A evolução nesta categoria é muito rápida. O trabalho vencedor do Grand Prix não estava na lista 2 dias antes do julgamento final. Um membro do júri, Lisa Weinstein, CEO da Engine Media, o trouxe de volta. “Analisando o projeto Care Count novamente, vimos que o filme tinha algo de muito especial e falou de algo que não prestamos atenção, que as roupas que você usa podem afetar sua performance na escola”, afirmou Eric.
A campanha Care Count da DIGITASLBI, para a Whirlpool, fabricante de máquinas de lavar roupas, colocou máquinas em escolas americanas, coletando dados sobre os alunos de maneira bem simples. Os alunos poderiam lavar suas roupas nas escolas de maneira gratuita usando estas máquinas.
Antes de ligar as máquinas eles precisavam colocar o seu número de identificação. Por meio deste número era possivel saber com qual regularidade os alunos estavam lavando suas roupas e comparar esses dados com desempenho dos mesmos nas provas. Aqueles que lavavam suas roupas com mais frequência aumentaram em 90% seu desempenho e de 86% sua inclusão social. Uma máquina de lavar roupas ajudou estudantes a terem sucesso e mudou suas vidas.
De acordo com Eric esse case vai de um storytelling para um storydoing. Ele acredita que este seja o novo caminho das marcas, que vão parar de contar histórias para fazer história.
Algumas perguntas interessantes foram feitas a Eric durante a conferência.
Queremos marcas indo nas escolas e recolhendo dados sobre nossas crianças?
Eric respondeu: “Devemos aplaudir marcas que tentam fazer algo para a comunidade e que realizam uma certa publicidade ao mesmo tempo.”
Como as empresas se responsabilizam pelos dados que coletam?
“É muito delicado saber quando passamos a fronteira do respeito ao consumidor. Por mais seja legal a coleta de dados, a preocupação deve ser com o consumidor, o que pode incomodá-lo ou não.” afirmou Eric.
Ele fez um comentário final sobre os outros trabalhos premiados: “A maior parte dos prêmios que demos foram para trabalhos que mudaram a vida das pessoas.
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