Como ganhar um Leão no Cannes Lions | Diretor do Festival dá dicas valiosas

22 de Junho de 2017

Saiba o que é necessário para se ter uma campanha matadora

O AcontecendoAqui participou neste domingo, 18|06, de um seminário apresentado por Simon Cook, diretor das premiações do Festival Cannes Lions, que revelou como certas agências construíram uma cultura ganhadora de prêmios.

Este foi um momento único para que os criativos presentes pudessem compreender de maneira profunda o funcionamento das premiações e receber dicas de práticas de como dar aos seus trabalhos as melhores oportunidades.

Simon Cook, introduziu o assunto mostrando como é difícil de se ganhar um Leão. "Neste ano, foram mais de 40 mil trabalhos recebidos, dentre eles 1,13% receberão prata, 0,8% ouro e 0,07% Grand Prix", revelou o executivo.

Simon continuou o seminário respondendo a grandes questões comuns:

Somente grande marcas podem ganhar um Leão?
A maior parte dos trabalhos vem de pequenas agências, que recebem muitos prêmios também. A qualidade dos trabalhos que é avaliada e não o tamanho da agência.

Para se ter criatividade é preciso um grande orçamento?
A maior parte dos trabalhos ganhadores não tinha um grande orçamento, mesmo as grandes marcas trabalham com orçamentos diferentes para cada campanha.

Quais as vantagens de se ganhar um Leão?
Ganhar um Leão é um prestígio, além de atrair mais clientes e aumentar sua rede profissional, isso também ajuda a colocar a barra da criatividade mais alta.

Quanto tempo se leva para ganhar?
A media para ganhar um Lion é de 3 anos. Se você não conseguir na primeira tentativa, não desanime.

O que você precisa para ganhar?
1) Acredite: envie o trabalho no qual você realmente acredita.

2) Benchmarking: veja o que os outros estão fazendo.

3) Breakthrough: libere todo sem potencial, vá além dos seus limites.

Simon passou em seguida a pontos precisos da realização da apresentação do seu trabalho.

Veja o passo à passo para ganhar um Lion em Cannes.

Ganhar é contagioso.
Simon explicou que quanto mais prêmios um país ganha, mais candidaturas serão enviadas. Ele citou o caso do Ecuador, onde os primeiros Lions foram colocados em um Museu no país. Isso teve um efeito positivo e os criativos daquele país se motivaram para produzir trabalhos de melhor qualidade e concorrer a premiações como o Cannes Lions.

Não tente criar algo que pareça com um o video de um case (case film).
É preciso fazer um video de apresentação do seu trabalho. Porém não se limite a fazer uma apresentação do seu trabalho como uma simples apresentação de um case. Seja criativo e faça algo que possa ser usado além da premiação. 

Pense na duração do video, os profissionais que vão analisar os trabalhos podem descartar seu trabalho se ele não prender a atenção rapidamente.

Less is more.
Pense simples, muitos videos e apresentação não comunicam a ideia de maneira clara. Seja direto, claro e conciso.

Seu video é como um elevator pitch
Trate seu filme como um peça editorial, coloque todas as informações chaves. Seu video precisa ser persuasivo, convincente.

Cultura e contexto são tudo.
Seja claro, a lingua usada é o inglês, então seja extensivo nas suas explicações para  que não haja ambiguidade (coloque legendas ou explicações nos filmes para que ele seja compreendido de maneira mais clara).

Dê um passo para trás.
Olhe para seu trabalho com um olhar novo, diferente.
Mostre para outras pessoas, e não somente a profissionais.  "Mostre a sua mãe, se ela não entendeu, então não está bom"  palavras do Simon.

Conte um história.
Estruture todo seu conteúdo em torno de uma narrativa, e não faça uma simples apresentação de dados.

Coloque marcações e sinais.
Você pode colocar sinais ou marcações para ser mais específico e apresentar detalhes. Porém faça de maneira moderada sem tirar a atenção do conteúdo principal.

Escolha a categoria correta.
Escolher a categoria errada pode fazer um ótimo trabalho perder sua oportunidade.

Você pode consultar a equipe do Cannes Lions para saber qual a melhor categoria, envie um e-mail para awards@canneslions.com

Não "encha linguiça".
Tudo aquilo que não for sério será descartado nas mãos dos profissionais que analisam os trabalho. Eles estão muito bem treinados para saber se um discurso é real ou somente um amontoado de bonitas palavras estruturadas em frases sem sentido.

Os resultados da campanha contam.
Campanhas de sucesso têm mais chances, apresente os resultados do seu trabalho. Quais benefícios ele trouxe ao seu cliente e a aceitação do público, mostre um resumo dos numeros de maneira clara. Campanhas com bom resultados tem 30% mais chances de ganhar.
Faça a apresentação com o mesmo cuidado com o qual você fez a campanha.
A apresentação conta muito, e deve estar em acordo com o trabalho.

O seminário contava com um suporte visual, e diversos filmes de apresentação de trabalhos premiados foram expostos também.