Jurados Brasileiros em Cannes | Entrevista com Jaakko Tammela |  Creative Empowerment da Questto|Nó
15 de Junho de 2016

Jurados Brasileiros em Cannes | Entrevista com Jaakko Tammela | Creative Empowerment da Questto|Nó

Twitter Whatsapp Facebook

Dando sequência ao especial ‘Jurados Brasileiros em Cannes’, que o AcontecendoAqui vem publicando com os criativos brasileiros que irão julgar o Cannes Lions Festival neste ano na Riviera Francesa, hoje apresentamos a entrevista com Jaakko Tammela, diretor da Creative Empowerment da Questto|Nó 

Carioca e descendente de finlandês, formado em design de produtos e com especialização em Marketing e Liderança Criativa, acredita poder redesenhar o mundo empoderando criativamente as pessoas através de um comportamento de design. Ao longo de sua carreira recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais e atuou como executivo e consultor para criar áreas criativas locais e globais. Hoje é responsável pela área de Creative Empowerment da Questto|Nó e leciona gestão e estratégia de Design no IED SP.

Qual é a sensação em fazer parte da equipe de jurados do Cannes Lions 2016?

A sensação é incrível. é uma honra fazer parte de um grupo tão seleto de profissionais, um mix de frio na barriga e orgulho. 

Qual é o aprendizado ou troca de experiências que você imagina ter lá com criativos de diversos cantos do mundo?

Não consigo nem criar expectativas, há tantas pessoas legais lá. Já comecei a conversar com uma outra por mail e estou ansioso não só para falar sobre com eles sobre trabalho e vida. Como o “ser criativo” impacta a forma de ver e agira no mundo. Será que temos as mesma angustias, sonhos? Acho que o papo pode ser bem interessante. 

Prêmio é só para o ego do criativo ou pode agregar valores para as agências?

Acho que o prêmio é muito mais que é ego. É a possibilidade de trocar com pessoas incriveis e, com isso, tentar criar algo de alto impacto através destas trocas. Basta deixa o “ego” de lado que podemos construir algo legal

De 3 anos para cá, o que você poderia citar como grandes mudanças no Festival e o que será avaliado em PRODUCT DESIGN LIONS,  Categoria que você irá julgar?

A grande mudança que vejo é o produto deixando de ser apensa suporte de uma campanha e passando a ser o “ator principal” e desta forma criando impacto. Como o case ganhador do último ano. 

Cannes é só prêmio ou agrega também outros valores aos profissionais?

O que acho que mais agrega é a troca com outros profissionais. Seja pelas palestras ou pelas conversas

Cite um grande trabalho da sua agência que vai concorrer Cannes neste ano.

Esse ano nao estaremos concorrendo em Cannes. 

Como as agências locais podem se inspirar em Cannes e trazer resultados inovadores aos seus clientes?

Pensando que não somos “locais”. A criatividade e inovação não tem fronteiras. 

O que um leão em Cannes agrega para uma agência? Pode gerar mais negócios?

Sim, é um prêmio de alta projeção. Ter um desses na prateleira abre porta para negócios e novos clientes. 

Você já ganhou algum leão em Cannes? Isto gerou algum resultado para a agência além do prêmio?

Eu não, mas minha agencia, Questto|NÓ, sim. Recebemos demandas e reconhecimento que não esperávamos. Foi ótimo!

O que é mais importante em Cannes? Ganhar um leão, palestras, conhecer pessoas?

Conhecer pessoas, sem dúvida. É uma oportunidade estar com tantas pessoas interessantes de todo o mundo e poder trocar com elas. 

Por que o Brasil valoriza tanto Cannes? Um dos países com maior número de inscrições e também visitantes.

Acho que vários países valorizam Cannes. O pBrasil valoriza prêmios em geral, ainda precisamos de um ‘aval externo” para dizer que fazemso trabalho de qualidade. 

Por que Cannes Lions faz tanto sucesso?

Acho que pela diversidade de temas, paises e pessoas. É uma premiãção global

O que não falta na sua bagagem para Cannes?

Passaporte.