Em 2004, precisamente há 10 anos, Cannes Lions lançava uma nova categoria no Cannes Lions chamada de Titanium Lions, que premiava ideias provocativas e que redirecionariam a indústria dali pra frente. Isto de fato aconteceu. Em 10 anos, a indústria da comunicação mudou bastante e foi evoluindo de várias maneiras, inclusive com o surgimento de campanhas integradas que atingiam vários formatos de mídia e engajando ainda mais o consumidor.
O seminário “Agência do ano de 2024” foi apresentado por Morihiko Hasebe e Kentaro Kimura, da agência Hakuhodo do Japão.
O mercado de agências está com a tendência de se espremer a cada dia…
Este fenômeno não somente ocorre no Japão, mas em vários cantos do mundo e as agências estão tendo que aprender a lidar com isso. A evolução da tecnologia está chegando até nós por vários caminhos e formas diferentes. “Futuro é aquilo que você cria e não aquilo que você prevê”, definiu Kentaro.
Para sobreviver no ano de 2024, a sua agência precisa começar a pensar fora da propaganda e não somente em criação, mídia ou relações públicas.
Campanhas integradas começaram a surgir há 10 anos e este mercado está se tornando enorme.
Hakuhodo é uma agência com nada menos do que 3.000 funcionários e criou dentro da própria empresa uma área médica com doutores e cirurgiões dentistas para atender as pessoas que são superocupadas e sem tempo para a realização de consultas.
Claro que isto está ainda bem fora da nossa realidade, mas a visão apresentada pelos palestrantes foi muito interessante ao provar que o diferencial para o ano de 2024 é apresentar uma série de expertises em diferentes segmentos.
A agência de propaganda projetou também o hospital Hito com um design completamente diferente dos tradicionais hospitais para que cada paciente sinta-se realmente em casa. Foi instalado até uma lareira que através de pesquisas comprovou que pode ajudar a ativar o seu instinto de sobrevivência e revigorar os pacientes.
Agências do futuro terão que implantar o expertise do Design de Marcas para sobreviver em seu negócio
A agência Hakuhodo percebeu através de outras pesquisas sobre o perfil dos consumidores que as pessoas sentem-se muio mais relaxadas para ler livros com um copo de cerveja. Desta forma, um de seus clientes passou a vender cerveja e o resultado disso foi comprovado através do aumento de faturamento.
O futuro da comunicação será feito através das pesquisas e as inovações humanas.
O conhecimento precisará chegar a um nível superior ainda mais forte e tendo como aliada a tecnologia digital. Será preciso adquirir um híbrido expertise com vários conhecimentos para evoluir.
Redação, Arquitetura e profundo conhecimento sobre ciências humanas, além de outras técnicas, serão fatores essenciais para o profissional de comunicação do futuro.
View the discussion thread.
Mais lidas
confira os artigos dos nossos colunistas
Confira novas vagas de emprego.
Confira cobertura de cannes